Um Voo Cego A Nada...

" Ter-se nascido ou vivido em Moçambique é uma doenca incurável, uma virose latente. Mesmo para os que se sentem genuínamente portugueses mascara-se a doenca, ignora-se, ou recalca-se e acreditamo-nos curados e imunizados. A mínima exposição a determinadas circunstâncias desencadeia, porém, inevitáveis recorrências e acabamos por arder na altíssima febre de uma recidiva sem regresso nem apelo". Rui Knopfli

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Encontro




Que vens contar-me
se não sei ouvir senão o silêncio

Estou parado no mundo.

Só sei escutar de longe

antigamente ou lá prò futuro

É bem certo que existo:

chegou-me a vez de escutar.


Que queres que te diga

se não sei nada e desaprendo?

A minha paz é ignorar.

Aprendo a não saber:

que a ciência aprenda comigo

já que não soube ensinar.


O meu alimento é o silêncio do mundo

que fica no alto das montanhas

e não desce à cidade

e sobe às nuvens que andam à procura de forma

antes de desaparecer.


Para que queres que te apareça
se me agrada não ter horas a toda a hora?

A preguiça do céu entrou comigo

e prescindo da realidade como ela prescinde de mim.

Para que me lastimas

se é este o meu auge?!

Eu tive a dita de me terem roubado tudo

menos a minha torre de marfim

Jamais os invasores levaram consigo as nossas torres de marfim


Levaram-me o orgulho todo

deixaram-me a memória envenenada

e intacta a torre de marfim

Só não sei que faça da porta da torre
que dá para donde vim.


Almada Negreiros



Boomp3.com

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

nu silêncio da escrita
Não tento dizer tudo, mas tudo que escrevo espero que diga tudo!
Sem contradição possível, a emoção visível, a palavra sensível, o som da voz no silêncio da palavra escrita: a minha poesia, mesmo quando converso sem versos.

Francisco Coimbra
Publicado no Recanto das Letras em 05/10/2006

beijo
MD

terça-feira, 19 de agosto de 2008 às 23:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home