Um Voo Cego A Nada...

" Ter-se nascido ou vivido em Moçambique é uma doenca incurável, uma virose latente. Mesmo para os que se sentem genuínamente portugueses mascara-se a doenca, ignora-se, ou recalca-se e acreditamo-nos curados e imunizados. A mínima exposição a determinadas circunstâncias desencadeia, porém, inevitáveis recorrências e acabamos por arder na altíssima febre de uma recidiva sem regresso nem apelo". Rui Knopfli

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Inquietação




Meus dias de amargura,
meus cuidados,
Meus dolorosos dias de incerteza,
Perdidos cantos meus,
meus idos brados
De incompreendida dor
e de tristeza.

Risonhas horas minhas
de franqueza,
Calmos dias de riso emoldurados;
Tecidos de candura e de beleza,
De efémeras certezas clareados:

Se de entre vós eu escolher pudesse
As alegrias, essa breve messe
De ouro, ou a tristeza
e o seu vaivém

De dor, - eu preferiria toda a vida
Uma tristeza inquieta,
à adormecida
Certeza imóvel dum eterno bem…


Rui de Noronha, in “Miragem”, 2 de Julho de 1932


Lourenço Marques, 28 de Outubro de 1909 - 25 de Dezembro de 1943

Etiquetas: , ,