Um Voo Cego A Nada...

" Ter-se nascido ou vivido em Moçambique é uma doenca incurável, uma virose latente. Mesmo para os que se sentem genuínamente portugueses mascara-se a doenca, ignora-se, ou recalca-se e acreditamo-nos curados e imunizados. A mínima exposição a determinadas circunstâncias desencadeia, porém, inevitáveis recorrências e acabamos por arder na altíssima febre de uma recidiva sem regresso nem apelo". Rui Knopfli

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Não Deixes Que Metam o Nariz na Tua Vida




Quando falas ou simulas falar de ti próprio e amalgamas passado, presente, futuro, há sempre os que perguntam se o que contaste é verdade ou não. Nunca indagam se vai ser verdade. O que lhes interessa é saber, com a curiosidade dos intriguistas, se o que se passou (ou parece ter-se passado) se passou mesmo contigo. É um erro de gente vulgar. Parasitários ou não, qualquer invenção ou patranha, qualquer «mentir verdadeiro» é acepipe biográfico, é pretexto para te enfileirarem na nulidade biográfica que é a deles próprios e tecerem incansavelmente histórias a teu respeito. Não te deixes seduzir pelo gosto da conversa. Essa pequena gente não merece a mais pequena atenção, nem tu precisas de espectadores para o salutar exercício diário de falar por falar. (...)
Não deixes que metam o nariz na tua vida. Caso contrário, vais ficar cheio de gente, com a sua vida escassamente interessante. O tombo da vida vulgar já foi feito por escritores como Camilo. E tenho a impressão de que, no essencial, a vida vulgar continua a mesma.
Desunha-te a escrever (olha que já tens pouco tempo!), mas fá-lo com a discrição e a reserva de quem não se dá às primeiras. É outro exercício salutar.

Alexandre O'Neill, in "Uma Coisa em Forma de Assim"

Etiquetas: , ,

5 Comments:

Anonymous IO said...

Força macua, tu que nada tens a provar, já que continuas a ser o único detentor de dois títulos mundiais com passaporte português!! - mas, dia 8, sou mamba, F,...
beijo aos dois macuas,
IO

sábado, 5 de junho de 2010 às 21:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

IO, isto de escolher entre a Mátria e Pátria..., é sempre um bico de obra... ;-)))

Beijo

F

sábado, 5 de junho de 2010 às 21:42:00 WEST  
Anonymous IO said...

Mátria mátria!!
O cachecol das quinas visto quando o jogo for com os outros...
beijo,
IO

domingo, 6 de junho de 2010 às 14:02:00 WEST  
Anonymous IO said...

E, no dia seguinte, volto com fair play: no campo de crícket, ganhou a 'pátria'.
beijo divertido,
IO

quarta-feira, 9 de junho de 2010 às 17:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Também foi notório que aquilo era um encontro de "família"...
beijo divertidíssimo,
F

sábado, 12 de junho de 2010 às 15:30:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home