Um Voo Cego A Nada...

" Ter-se nascido ou vivido em Moçambique é uma doenca incurável, uma virose latente. Mesmo para os que se sentem genuínamente portugueses mascara-se a doenca, ignora-se, ou recalca-se e acreditamo-nos curados e imunizados. A mínima exposição a determinadas circunstâncias desencadeia, porém, inevitáveis recorrências e acabamos por arder na altíssima febre de uma recidiva sem regresso nem apelo". Rui Knopfli

quarta-feira, 26 de março de 2008

Le Métèque








Le métèque

Avec ma gueule de métèque
De Juif errant, de pâtre grec
Et mes cheveux aux quatre vents
Avec mes yeux tout délavés
Qui me donnent l'air de rêver
Moi qui ne rêve plus souvent
Avec mes mains de maraudeur
De musicien et de rôdeur
Qui ont pillé tant de jardins
Avec ma bouche qui a bu
Qui a embrassé et mordu
Sans jamais assouvir sa faim

Avec ma gueule de métèque
De Juif errant, de pâtre grec
De voleur et de vagabond
Avec ma peau qui s'est frottée
Au soleil de tous les étés
Et tout ce qui portait jupon
Avec mon cœur qui a su faire
Souffrir autant qu'il a souffert
Sans pour cela faire d'histoires
Avec mon âme qui n'a plus
La moindre chance de salut
Pour éviter le purgatoire

Avec ma gueule de métèque
De Juif errant, de pâtre grec
Et mes cheveux aux quatre vents
Je viendrai, ma douce captive
Mon âme sœur, ma source vive
Je viendrai boire tes vingt ans
Et je serai prince de sang
Rêveur ou bien adolescent
Comme il te plaira de choisir
Et nous ferons de chaque jour
Toute une éternité d'amour
Que nous vivrons à en mourir

Et nous ferons de chaque jour
Toute une éternité d'amour
Que nous vivrons à en mourir

Georges Moustaki

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei de ouvir esta música. Apesar de conhecer é um sentimento bom saber que há quem partilhe os mesmos gostos (poesia, música etc.). Também nasci em Moçambique e tenho saudades do mar, do sol, daquela maneira tão especial de estar na vida. Aqui sou uma 'estrangeira'.
O encontro deste blog foi um aperitivo. Hei-de voltar. Ivone

segunda-feira, 31 de março de 2008 às 16:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Olá Ivone,

Obrigado pelas palavras, a casa é sua, com geito arranjam-se uns camarões e caranguejos para completar o aperitivo.
Há Coca-Cola e whisky e pode-se fumar...

Abraço
F

domingo, 6 de abril de 2008 às 05:08:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home